MEC SHOW 2019 inicia comercialização e já conta com grandes marcas confirmadas

Publicada em 08/11/2018 - 11:29


Consolidada como a principal feira de negócios do setor metalmecânico do Espírito Santo e uma das mais importantes do Brasil, a MEC SHOW, Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, deu início as ações de comercialização das áreas.

Marcada para ser realizada de 06 a 08 de agosto de 2019, no Carapina Centro de Eventos, na Serra, empresas como Imetame, Cemaço, Estel, WD-40, Vega, RUD, Reframax, entre outras, já confirmaram participação na 12ª edição. Entre os segmentos representados, temos o metalmecânico, siderurgia, automação, energia e petróleo e gás.

Com a implantação de grandes projetos e a instalação de importantes plantas industriais no Espírito Santo, o setor metalmecânico se tornou fundamental para a indústria geral da região. Dados do Ideies mostram que o desempenho e produtividade do setor no Estado, tornou a região competitiva no mercado externo. Em 2017, o estado exportou FOB U$ 4,5 bilhões em produtos do setor, o que representou 43,3% das exportações industriais do Espírito Santo.

O aquecimento da economia e o retorno do seu crescimento faz com que as empresas invistam em modernização nos seus parques fabris com o intuito de aumentar a competitividade, produtividade e a variedade de produtos e serviços oferecidos para o mercado.

De acordo com o presidente do Sindifer-ES, Lucio Dalla Bernadina, a cada edição a MEC SHOW se apresenta mais completa, sendo uma oportunidade para as empresas demonstrarem a qualidade e diversidade de seus produtos e serviços. “A feira é uma grande vitrine para os participantes que fornecem produtos na área. Esperamos superar os números da última edição. Para 2019 nossa expectativa é de reunir mais de 200 marcas e mais de 13 mil visitantes altamente qualificados”.

Sempre focada em alavancar negócios entre fornecedores e compradores e qualificar profissionais da área, um dos principais atrativos da Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial é sua programação paralela. Para o ano de 2019 já estão confirmadas na grade a 8ª edição da Espírito Santo Oil&Gas, espaço destinado para parte técnica e exposição das empresas do segmento de P&G, que tem o apoio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) e Redepetro-ES.

O coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), Durval Vieira, pontua que o setor de petróleo e gás do Espírito Santo receberá até 2022 investimentos de cerca de R$ 42 bilhões, representando uma excelente oportunidade para as empresas que participam do arranjoprodutivo do setor. “Dentro desse contexto, a apresentação de novos projetos, tecnologias, equipamentos inovadores na MEC SHOW e a realização das rodadas de negócios com clientes do mundo inteiro, vem ao encontro dos objetivos do FCP&G, representando excelente ambiente de negócios para os fornecedores do setor”.

A 18ª ISA SHOW ES – Seminário e Exposição de Instrumentação, Sistemas, Elétrica e Automação, também mostra sua força ao promover a participação de grandes fornecedores de soluções industriais e tecnológicas, além de oferecer minicursos e palestras relacionadas à capacitação técnica do profissional de automação.

Uma atração que vem para ampliar as oportunidades entre os fornecedores participantes e as grandes plantas industriais são as Rodadas de Negócios, promovidas pelo Sebrae-ES. Em 2018, o encontro, reuniu 68 empresas fornecedoras que negociaram diretamente com aArcellorMittal, Chemtrade, EDP, Estaleiro Jurong Aracruz, Fibria, Vale, Saipem, SBM, Shell, Equinor, WEG, Prysmian e Petrobras.

Para o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, a MEC SHOW é um evento de importância ímpar para a economia capixaba e, principalmente para as indústrias do Estado. “O Sebrae-ES apoia a participação de pequenos negócios do setor industrial, que aproveitam para apresentar seus produtos e serviços e, assim, prospectar clientes e novos mercados. A feira de 2019 já está em nosso planejamento, assim como a Rodada de Negócios, que é uma iniciativa sempre muito aguardada pelos empresários, pois através dela conseguimos colocar compradores e fornecedores frente a frente, possibilitando uma aproximação que possa gerar negócios futuros”.  

Assim como nas últimas edições, a inovação também será destaque em 2019. Junto à exposição de máquinas, empresas expositoras da MEC SHOW apresentam as mais recentes novidades em automação industrial, robótica e tecnologia de ponta para prover ao mercado maior produtividade e competitividade. A inovação estará presente não só nos estandes, mas também na programação da Ilha da Inovação que chega em sua 4ª edição. 

Leandro Passos, diretor de tecnologia e inovação do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), complementa que a feira é o principal evento do Estado para conhecer novas demandas tecnológicas e oportunidades de negócios, onde as empresas se articulam entre si e com operadoras, afretadoras, detentores de tecnologias, parceiros e instituições de ensino.

O evento é uma promoção do SINDIFER-ES e CDMEC, realização da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, correalização do SEBRAE-ES e SESI/SENAI, além de apoio institucional da ABIMEI, ABM, ABNT e Redepetro-ES, e parceria do FCP&G e ISA Seção ES.